domingo, 18 de outubro de 2009

Neocolonialismo

Imperialismo - A Partilha da África No século XIX, alguns países europeus iniciaram uma fase de intensa e crescente industrialização. A grande quantidade de capitais acumulados e o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias, gerou a necessidade de expandir o mercado e os investimentos. Neste tempo a Europa era vista como centro do mundo, o europeu era o modelo de homem e o resto do mundo foi considerado terra sem dono e os povos que o habitavam eram selvagens. Tinham como argumento que um povo civilizado seria aquele que tivesse a mesma cultura européia, isso é, o mesmo modo de vida e o mesmo desenvolvimento. Alguns tinham por argumento a religião. Queriam levar a palavra de Deus aos povos que não eram cristãos. A proximidade do continente africano e a grande extensão do território, despertou o interesse das grandes potências européias. Iniciou-se uma verdadeira corrida para África para buscar o domínio de novos espaços e ampliar as possibilidades econômicas. Nessa corrida, a concorrência entre países industrializados da Europa foi grande até mesmo perigosa. Para evitar confrontos e guerras, os países europeus reuniram-se em 1884 na chamada Conferência de Berlim, na Alemanha e decidiram a partilha da África entre os estados europeus participantes. O resultado desta conferência foi a ocupação quase completa de África pelos europeus. O último grande complexo a ser ocupado por um país europeu foi a enorme bacia hidrográfica do Zaire, que em 1908 foi adquirida pelo Rei dos Belgas, recebendo a designação de Congo Belga. CONFERÊNCIA DE BERLIM E A AFRICA PARTILHADA No fim da primeira década do século XX existiam assim, em todo o Continente Africano, apenas dois países independentes da Europa: a Etiópia e a Libéria. A corrida imperialista não foi pacífica. Os colonizadores usavam de violência com a população, utilizando a exploração pela força e submissão racial.De uma forma ou de outra, sempre menosprezaram os povos colonizados. Além disso, os europeus não estavam preocupados com o desenvolvimento e o bem-estar da população africana. A ocupação paralisou o desenvolvimento específico dos povos e feriu suas culturas e autonomia. Dessa forma, organizaram as economias nas suas colônias de maneira que servissem melhor os seus próprios interesses, como economias complementares das respectivas metrópoles. Se o neocolonialismo levou progresso e desenvolvimento aos povos colonizados como alguns insistem em afirmar, por que ainda hoje a África possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano(IDH), o maior Índice de Pobreza Humana e o menor PIB per capita do mundo? Por que ainda tem as maiores taxas de natalidade, subnutrição, analfabetismo, mortalidade, mortalidade infantil e crescimento demográfico? Não bastasse isso, o continente está assolado por epidemias, principalmente de HIV, e pela fome.

Antes do domínio imperialista, a África era composta por diversas etnias diferentes na língua, na religião e nos costumes. Após a Conferência de Berlim, 53 países surgiram artificialmente, juntando diversos grupos etnoculturais, muitos deles rivais, que foram forçados a coexistir sobre a mesma fronteira. Tal fato acentuou os conflitos tribais no continente, situação que se perpetua até hoje. Países como Angola e Ruanda estão marcados pela guerra civil e o Sudão enfrenta conflitos que já causou centenas de milhares de mortos. Mesmo com o fim de um conflito que durou mais de 30 anos, os angolanos contabilizam 1 milhão e meio de mortos, centenas de milhares de refugiados e um território com milhões de minas terrestres. Em Ruanda, a disputa pelo poder político entre os grupos étnicos tutsis e hutus matou mais de 1 milhão de pessoas e hoje convive com 2 milhões de refugiados. A Nigéria, décimo produtor de petróleo do mundo, vive dias tensos por causa de seus 250 grupos étnicos. Os países do continente africano têm procurado, nas últimas quatro décadas - à maior parte deles só se tornou independente à partir de 1960 - caminhos para a consolidaçao das suas democracias e para o desenvolvimento econômico. Depois de séculos de espoliação, este não é um desafio pequeno. Conhecer a realidade dos países africanos e romper com os preconceitos e estereótipos construídos ao longo dos séculos é uma forma de contribuirmos para valorizarmos a chamada mãe-África. Vale a música "Lágrima do Sul", de Milton Nascimento quando diz: "África, berço de meus pais Ouço a voz de seu lamento De multidão Grade e escravidão A vergonha dia a dia E o vento do teu sul É semente de outra história(...)"

Hino nacional da África do Sul


Já pensou em morar num país que possui 11 idiomas oficiais e outros não oficiais? Pois isto é o que acontece na África do Sul, país de muitas línguas, muitos sons e muitas cores (e este ambiente multi-cultural torna tudo ainda mais fascinante). A constituição é traduzida em todas as 11 e o hino nacional possui em sua letra 5 línguas diferentes. Desde 1997 que o hino nacional da África do Sul é uma canção híbrida, combinando versos do hino nacional do governo do apartheid, "Die Stem van Suid-Afrika" e o hino popular do Congresso Nacional Africano e outras organizações negras: o "Nkosi Sikelel' iAfrika". Isto torna, talvez, o hino nacional sul-africano o único hino nacional com duas partes cantadas em tons diferentes. A sua letra inclui cinco das onze línguas oficiais da África do Sul.A letra reflete a sede do povo por liberdade e igualdade, após tantos anos sofrendo preconceito/discriminação racial. A tradução do hino para português diz assim: Nkosi sikelel' iAfrika (Deus Abençoe a África) Deus abençoe a África Que suas glórias sejam exaltada Ouça nossas preces Deus nos abençoe, porque somos seus filhos Deus, cuide de nossa nação Acabe com nossos conflitos Nos proteja, e proteja nossa nação A África do Sul, nação África do Sul Dos nossos céus azuis Das profundezas dos nossos mares Sobre as grandes montanhas Onde os sons se ecoem Soa o chamado para nos unirmos e juntos nos fortalecermos Vamos viver e lutar por liberdade Na África da Sul a nossa terra.

63 comentários:

  1. Achei errado o que os colonizadores usaram contra a populaçao :
    voilencia
    exploraçao
    e submissao radial
    Acho que o neocolonialismo levou progresso e desenvolvimento aos povos colonizados.Mas mesmo assim ainda hoje a Africa possui o pior índice de desenvolvimento humano e o maoir índice de pobreza humana.....

    ResponderExcluir
  2. Na minha opiniao, os neocolonialistas agiam errado ao considerar que o resto do mundo era uma terra sem dono, que as pessoas eram selvagens,e acharem que a europa era o centro do mundo.
    Eles se achavam civilizados,e que sua religião era melhor que as outras.

    ResponderExcluir
  3. Felipe Dorneles Nominato20 de outubro de 2009 às 09:55

    Os colonizadores usaram a violência, exploraçao e a sibmissao racial contra a populaçao e eu nao achei isso muito bom.
    Na minha opinião o neocolonializmo foi uma experiancia entre autos e baixos pq trouxe desenvolvimento.Mas msm com esse desenvolvimento todo a Africa ainda e um país pobre.

    ResponderExcluir
  4. A África é um continente que poucas pessoas conhecem, que apresenta muita pobreza, com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com o menor Produto Interno Bruto (PIB), com maiores taxas de natalidade, subnutrição, analfabetismo, mortalidade infantil.O continente está assolado por epidemias, principalmente o HIV, e pela fome.
    Todos nós tinhamos que conhecer a África não só com seus problemas, mas também conhecer sua cultura.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito errado usaram muitas coisas contra a populaçao;
    violencia ,maus tratos,exploraçao.
    O neocolonialismo levou o desenvolvimento aos povos colonizadores,mais mesmo assim hoje a Africa ocupa uns dos piores lugares no indice de desenvolvimento humano ...E a pobresa estar sendo afetada na maior parte da Africa.

    ResponderExcluir
  6. na minha opinião foi muito errado o que os colonizadores europeus fizeram apartir do seculo xix com a Africa, os colonizadores europeus dividiram a africa entre os paises da europa que com o avanço das tecnologias precisavam de expandir seus mercados e investimentos, e levaram a sua cultura para esses paises tornado suas colonias mais mesmo com os colonizadores levando o progresso da tecnologia a africa e o continente mais pobre do mundo e os piores IDH de todo o mundo.

    ResponderExcluir
  7. na minha opinião foi muito errado o que os colonizadores europeus fizeram apartir do seculo xix com a Africa, os colonizadores europeus dividiram a africa entre os paises da europa que com o avanço das tecnologias precisavam de expandir seus mercados e investimentos, e levaram a sua cultura para esses paises tornado suas colonias mais mesmo com os colonizadores levando o progresso da tecnologia a africa e o continente mais pobre do mundo e os piores IDH de todo o mundo.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opiniaõ o texto neocolonilismo demostra muitos aspectos importante que podemos ver o que mudou nos tempos de hoje.
    como antigamente a europa era o sentro de tudo.Para quem nao intendeu e como o ESTADOS UNIDOS HOJE que e a maior potencia mundial, um ponto também e importante e o da religiaõ, acho que todos tem que ouvir fala de Jesus. foi ruim a Africa ser colonizada por varios país.Acho que se ela fosse colaniza por um so continente seria melhor.

    ResponderExcluir
  9. O cotinente africano não tem oportunidades para melhorar a sua forma de vida, porque é muito pobre, com desigualdade social e sem oportunidades de trabalho.
    Sem contar com o racismo que é um dos principais motivos para o continente africano ser excluído.

    ResponderExcluir
  10. Este continente-a África-é muito pobre e sem oportunidade de melhora de vida para seus habitantes.
    O que acontece aqui no Brasil ou em qualquer região do mundo reflete na África,o que quero dizer é sobre o preconceito racial.Como na África a maioria de seus habitantes são negros eles acabam sendo discriminados.

    ResponderExcluir
  11. esse video e ruim pra caramba ainda mais a musiquinha

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião, a visão dos europeus de que eram superiores a todos e que o resto do mundo não pertencia a ninguém, não passa de uma grande bobagem!
    E acho completamente errado o modo como eles acabaram lidando com a partilha da África, explorando-a o quanto podiam e ferindo os costumes do povo que alí existia e deixando o continente completamente na miséria.

    ResponderExcluir
  13. na minha opinião acho um absurdo como os europeus dividiram a África por meio de violencia explorando o continente e deixando-o muito pobre...e por eles se acharem melhores que os outros povos.

    ResponderExcluir
  14. Marcus Filipe Ferreira Cunha 33F20 de outubro de 2009 às 11:33

    Na minha opinião,
    Os europeus agiam totalmente errada, pois assim como eles tinham o direito de terem sua religião, as outras pessoas também tinham seus direitos. Também, a Europa não é o centro do mundo, e todo o mundo tem os seus presidentes, prefeitos, etc... e não sem dono; na minha opinião eles estão é muito errados.

    ResponderExcluir
  15. Viktor Eustáquio 33E

    percebi que os europeus do seculo XIX e XX eram podres e corrupitas, agiam com o nome ate de Deus para usarem da força para o colonialismo da africa e seus povos, falavam que os povos que não tinham a cultura identica a européia eram selvagens, acredito que eles erraram e fizeram um grande estrago permanente no povo africano

    ResponderExcluir
  16. taylor coutinho de almeida20 de outubro de 2009 às 12:15

    Acredito que os europeus so pensavam na riqueza das terras africanas e não se importavam com os povos daquelas terras, por isso penso que os europeus fizeram merda ao atacar a africa

    ResponderExcluir
  17. vemos que os paises africanos tem muita dificudade de se erguerem na economia mundial e serem mais respeitados emtre os povos; nós poderemos fazer a nossa parte não aceitando o racismo entre os povos.

    ResponderExcluir
  18. kelven disssss:
    percebi que os europeus eram poderes e
    corrupitas, agiam com o nome ate de deus para usarem da
    força para o colonialismo da africa e seus povos falavam que os povos que nao tinham a cultura identica a europeia eram selvagens acredito que eles erraram e fizeram umgrande estrago permanente no povo africano...

    ResponderExcluir
  19. Essa situação da Àfrica é horrivel e concordo com a Jenifer 33c: a Àfrica precisa de recursos maiores para a população, pois a pobreza lá é extrema!As pessoas morrem lá por falta de comida...Isso é extremamente inaceitável!

    ResponderExcluir
  20. É impressionante a grandeza da pobreza da África, estando ao ponto de morrerem de fome, é realmente lamentável. O que os europeus fizeram com a África não foi certo é um absurdo o ser humano pensar assim sobre outros povos, é pura injustiça! Mais como os europeus fizeram errado com a África, hoje ela sofre. E eles? Nada, fizeram isso pensando apenas em si próprios.

    ResponderExcluir
  21. Francielle Fernandes 33c21 de outubro de 2009 às 17:01

    A África é um país onde existe muita pobresa,doenças,morte atrás de morte e tristeza.Mas falando assim parece que a
    África é um país caótico,mas também é rica em cultura e apresenta grande divesidade étnica e política.O grande problema africano é o seu passado colonial.

    ResponderExcluir
  22. Alisson Fernandes 33c21 de outubro de 2009 às 17:11

    O que os europeus fizeram com a África não foi certo, acho completamente errado o modo como eles acabaram lidando com a partilha da África, explorando-a o quanto podiam e ferindo os costumes do povo ,deixando o continente completamente na miséria.

    A Àfrica precisa de recursos maiores para a população, pois a pobreza lá é extrema!As pessoas morrem lá por falta de comida e isso é inaceitável!

    ResponderExcluir
  23. Como sempre o continente africano vem sofrendo com doenças,desigualdade social,racismo,e principalmente milhares de mortes.Assim fica facíl saber porque a Africa tem o menor IDH e o menor PIB.Então com base nesse testo me pergunto como a raça humana consegue fazer isso com um irmão,e como consegue viver?
    Isso tem que mudar principalmente na África que também tem pessos como agente e não animais!A Africa tem um pobrema que parece caótico,mas é o mais rico de todos em sua cultura.

    ResponderExcluir
  24. O Neocolonialismo foi um grande erro pois ate hoje a Africa e vista com inferior por todo mundo.Isso resulta na falta de comida, violência, guerras detro do seu próprio continente.
    No começo todos exploraram a Africa agora ninguém quer saber em ajudar o mundo fecha os olhos para nao ver o que ésta acontecendo, é um absurdo morrer mais de 1 milhao de pessoas e ninguém ajudar em nada.O racismo prevalece em todo mundo ainda.

    ResponderExcluir
  25. Acho tambem como todos os que postaram que o neoconialismo foi muito errado .Como pessoas podem achar que têm o direito de tratar seus irmãos assim?
    Pessoas assim provam que a raça humana esta muito deshumana não da para entender isso é inaceitável.
    Infelismente pensamenyos assim rondam nosso dia a dia,apesar de que hoje há formas de beneficio ao povo negro,como por exemplo bolsas de faculdades ,mas se analisarmos bem isso é ainda mais preconceituoso alguem que aceita estas condições esta assumindo que nao tem capacidade de concorrer com outras pessoas não negras .
    O texto assima esta muito bom com informaçães necessárias para nossa reflexão .
    Acho que o hino é muito individual (esta mais para a Africa do Sul )mas é um bom hino parece um pouco com o "pai nosso",talvez o "PAI NOSSO DA ÁFRICA"

    ResponderExcluir
  26. A África foi excluída porque os europeus achavam que seus habitantes eram de uma "raça" inferior.Essa coisa de raça não existe entre os humanos,somos todos iguais.Temos todos direito à saúde,alimentação...

    Eu acho que muitos países têm condições de ajudar a África.Principalmente os Estados Unidos.E por que eles não os ajudam?

    ResponderExcluir
  27. Na minha opinião foi desonesto
    o que fizeram com a África poque eles só pensaram
    neles mesmos e tambem o povo da África e muito carente por isso eu acho que ficou mais facil de dominá-la !!!

    ResponderExcluir
  28. Eu acho que o mundo não podia ter fechado os olhos quando os europeus foram dominar a África.E que podiam ajudar os africanos agora que o estrago já foi feito.

    ResponderExcluir
  29. thaynara e monique 33c27 de outubro de 2009 às 09:04

    Entedemos que os colonizadores europeus fizeram errado pois neocolonialismo resultou em muitas violências que provocou milhões de mortes,desigualdade social,doenças por ser um país discriminado e por ser excluído do mundo,e por ser um país com tanta miséria.

    ResponderExcluir
  30. achei errado o que os colonizadores europeus fizeram sim mais nao sei se tudo isso e realmente verdade,mais tambem nao posso julgalos pois,nao sei se tuido isso e realmente verdade, nao estou querendo julgar ninguem pelo que aconteceu,mais tudo isso aconteceu pela falta de valorizaçao do africae de nos que somos egoistas com as nossas proprias coisas!!!

    ResponderExcluir
  31. achei muitos paises da africa precisa de mudar

    ResponderExcluir
  32. É um texto muito interessante sobre o neocolonianismo.Fala dos acontecimentos na antiga europa,como este continente liderava o mundo,nao só economicamente mas politicamente principalmente.Os povos daquela epoca, na minha opiniao, nao se preocupavam com o bem estar das pessoas da epoca e sim com seus próprios interesses.Fala também sobre a valorização da África como terra, como eles julgavam importantes as colonias que iriam conseguir naquele lugar,e como seria importante para os seus países.Podemos comparar com o mundo de hoje e verificar como esta antiga realidade contada no texto pode servir de bom exemplo para nós melhorarmos o nosso tratamento com as pessoas ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  33. Na minha opnião os colonizadores foram muito errados por usar a violência conta a população.Sei também que a Àfrica é um continente com baixo IDH, muita fome e passando necessidades!Assim eu concluo que não deveríamos somente ver a Àfrica como,um continente pobre sem recursos de vida...mas também sabemos que isso tudo foi culpa da desvalorização que todos nós damos a Àfrica!

    ResponderExcluir
  34. Para mim esta erado acreditar que que não possuia a mesma religião e cultura européia seriam seuvagens além disso Agrande pobresa o pior IDH do mundo consentração de varias doença pode se disser culpa de nos mesmos que menospresamos ele

    e pelo que eu vi muitos deissem que isso esta erado que o que aconteceu e considerado barbaria mas mas não persebemos que ate nos mesmos discriminamos sem perseber o povo africano

    ResponderExcluir
  35. Os neocolonialistas foram errados em achar que o resto do mundo não tinha dono, pois não e só por que eles achavam que eram o centro do mundo sem conhecer melhor as outras potências .
    Os investimentos para conquistar a Àfrica foi uma corrida para conseguirem ampliarem suas possibilidaes econômicas.

    ResponderExcluir
  36. na minha opinião os colonizadores agiram de maneira errada pois consideram o resto do mundo sem dono e os povos que habitavam considerados como selvagens,
    eles usavam contra a população a violencia.

    ResponderExcluir
  37. Na África o neocolonialismo é predominante,
    assim usando como violência para governar o povo.
    A África não tem direito algum em se desenvolver economicamente e politicamente, tudo isso causado pela Europa e Estados Unidos, que acham os donos do mundo!

    ResponderExcluir
  38. Na minha opinião os europeus invadiram a Africa só para aumentar seu território,e essa ocupação gerou fome, pobreza e também várias doenças.
    Antes do domínio deles a África era composta por religiões diversas.
    Depois disso tudo a Africa ficou arrasada por que ninguem quer ir + lá para visitar, se divertir.

    ResponderExcluir
  39. Eu acho que os europeus invadiran África so para aumentar seu território,e ampliar suas possibilidades econômicas.Isso levou a uma Conferência conhecida como Conferência de Berlim que levou a partilha da África.

    ResponderExcluir
  40. breno 33f disse...
    os colonizadores agiram de maneira errada pois consideram o resto do mundo sem dono e os povos que habitavam cosiderados selvagens.

    ResponderExcluir
  41. guilherme 33f disse...
    os neocolonialistas foram errados em achar que oresto
    do mundo não tinha dono.

    ResponderExcluir
  42. jenifer caroline prires e lorrayne27 de outubro de 2009 às 11:16

    Lorrayne .G. Gomes e Jenifer .C. Pires da 33f

    O Neocolonialismo foi uma atitude que pegou as pessoas muito desprevinida,foi um plano pra expandir o mercado de invertimentos da europa que levou ele a ser um continente modelo.E o resto do mundo foi considerado como terra sem dono.
    A África não tem direito algum em se desenvolver economicamente e politicamente, tudo isso causado pela Europa e Estados Unidos, que acham os donos do mundo.

    ResponderExcluir
  43. eu acho que a africa poderia ser bem melhor se nao estivese mais escravidao porque na africa ainda existe muito racismo.paises como angola e ruanda ainda estao marcados pela guerra civil o sundao enfrenta conflitos que ja causou centenas de milhares de mortos.a africa hoje apresenta o pior desenvolvimento do mundo.

    ResponderExcluir
  44. os neocolonialistas foram errados em achar que o resto do mundo não tinha dono.

    ResponderExcluir
  45. Letícia Ferreira 33f27 de outubro de 2009 às 11:32

    Na minha opinião,eu acho estava errado a Europa ser vista como centro do mundo,e o resto do mundo ser sem nome.E os colonianismo usarem violencia para a populacão e usarem a exproracão da força e a submissão racial e ainda terem o pior IDH do mundo,e o pior de pobreza do mundo tambem,e passarem por doenças como HIV,assolação por epdemia,e principalmente pela fome e outras doenças,e por terem pessoas que ja podem ter morrido por causa disso e outros causas....

    ResponderExcluir
  46. eu achei o texto muito interativo e é uma vergonha a África ser o continente com o pior IDH e o pior PIB per capita do mundo.

    ResponderExcluir
  47. eu achei o texto muito interativo , a Africa e um pais vergonhoso por que ela tem o pior IDH do mundo.

    ResponderExcluir
  48. andrezza 33e...achei o texto otimo,e acho que apesar da africa ser um pais muito sofrido,ele e um pais que tem muita cultura e apesar dos problemas kda familia que vive na africa sempre estao com o sorriso no rosto... merces obrigado por ter trago informacoes de um pais tao interesante....bjs

    ResponderExcluir
  49. HELANO DESOUZA Gerson Douglas 33e27 de outubro de 2009 às 12:09

    EU helano de souza e gerson douglas achamos errado o que os colonizadores pensam da África, que tem o menor IDH do mundo.Na nossa opiniao nao achamos certo ,nos pretos ,brancos ,amarelos somos TODOS um só nao importa se somos ricos ou pobres somos todos iguais .

    ResponderExcluir
  50. eu achei muito interesante essa ´reportagem' sobre a África pois mostra a África como ela realmente é com ,guerras ,conflitos e mortes mas mesmo nao sendo para ser assim a África e assim muitos quando veem esses acontecimentos na África acham que é algo que nao esta acontecendo que quando elas veem uma reportagem da Áfriaca falando da quantidade incompriendivel de mortos que foram feitos, acham que e simplismente reportes que estao colocando apenas o lado ruim da África mas nao estao, os reportes mostram apenas o lado da África.Hoje em dia as pessoas estao se conformando com as coisas do mundo muito facilmente e nao se preucupao com os outros e sim apenas com sigo mesmo mas isto deve acabar pois as pessoas devem ter sentimentos e pensar nos outros, pois nos devemos amar os outros como nos mesmos e nao como alguem que parece ter feito algo extremamente ruim com nosco como por exemplo ter matado a nossas maes.Outra coisa muito lastimavel que acontece na África sao as absurdas doenças que vem sendo cada ves mais comuns na África como a aids e o HIV, os outros páises ricos devem tomar vergonha na cara e dar uma ajuda para esses paises mais pobres, ate mesmo o Brasil nao tendo muitas condiçoes de ajudar devia ajudar a África pois toda a ajuda e bem vinda e é isso que eu tenho a dizer .

    ResponderExcluir
  51. Eu acho que a ocupação da África, pela Europa, foi um absurdo, pois ela (Europa) "tomou" a liberdade dos africanos, ainda mais que eles sofreram muito com este processo, pois foram muito desvalorizados, fora as milhares vidas perdidas. Uma covardia, mas nós podemos mudar isso, pois ainda temos muitio preconceito com a África, principalmente por serem negros, mas devemos pensar bem nisto, pois verdaddeiramente, ninguém é melhor que ninguém.
    Vamos ajudar a mudar a história da África!!!

    ResponderExcluir
  52. Àfrica precisa de recursos maiores para a população, pois a pobreza lá é extrema!As pessoas morrem lá por falta de comida...Isso é extremamente

    ResponderExcluir
  53. Na minha opinião eu acho que a Europa não devia colonizar a Àfrica usando a violencia como a europa fez no Brasil exterminando os indios e fazendo os indios de escravos como os indios nao tinham muita resistencia as doenças Européias os Ìndios foram deixados de lado e os Euro foram até a Àfrica buscar os Àfricanos para trabalhar para eles e a partilha da Àfrica foi uma escolha errada usandoviolencia e expulssando muitos negros de seus territorios e matando muitos deles sem motivos somentepara ocupar e colonizar territòrios...

    ResponderExcluir
  54. diego henrique 33e disse
    os neocolonialista estavan totalmente errados
    de pensar que os outros paises estavan sen donos.

    ResponderExcluir
  55. Giselle sant` Ana 33E27 de outubro de 2009 às 12:19

    Na minha opiniao, eu acho que os neocolonialistas foram muito errados em acharem que o resto do mundo nao tinha dono , e ... etc e o que eu simplismente acho ok?

    ResponderExcluir
  56. No século XIX ouve uma grande guerra gerada entre os Europeus e a Africa, essa guerra na minha opinião foi um absurdo, e principalmente uma injustiça, pois as principais argumentações para esses atritos foram o racismo, entre povos e raças diferentes.
    Esses argumentos que geraram a guerra, infelismente ainda existem em mais que a metade de todo o mundo, a maioria da população ainda é racista, e na maioria daz vezes descriminam os negros, pos causa da cor e origem.
    Bom eu achei o texto muito interessante, pois esta levando a muitas pessoas, influências e sabedoria de como os povos de antigamente viviam e era tratados, e isso e muito bom, pois pode transmitir a idéia de que a vida e um bem muito precioso que um dia pode acabar ...

    Então não faça com os outros o que nao quer para você .. :D
    Grande beijoO !!

    ResponderExcluir
  57. bom na minha opinião os neocolonialistas estavam errados completamente errados.Eles não tem o direito de dominar os país do sem saber se tem dono ou não.Eles teriam que pesquisar um puoco mais sobre os paises para depois tomar posse.

    ResponderExcluir
  58. Danubia Spiazzi 33F6 de maio de 2010 às 10:52

    Na minha opinião os neocolonialistas não estavam certos em querer dominar o mundo, eles teriam que, primeiramente, obter mais informações sobre os países, para depois dominá-los.

    ResponderExcluir
  59. Deborah de oliveia6 de maio de 2010 às 10:58

    Deborah 33-f:

    O texto e mnuito interessantante mas pelo que entendi do texto achei totalente errado o q os neocolonistas fizeram.
    Eles usaram como sua defeza a briga, com isso causando muitas mortes. Eles ja chegaram querendo dominar tudo, sem saber se havia dono ou nao.

    ResponderExcluir
  60. Na minha opinião o neocolialismo foi uma coisa muito importante no secúlo XIX,nesse tempo a Europa era vista como o centro do morro foi considerado terra sem dono.Acredito que os europeus só pensavam das terras africanas e não se importava com os povos da quelas terras .
    Mesmo mesmo com todo esse desenvolvimento o país da África continuou sendo um país muito pobre .

    ResponderExcluir
  61. Gabriela 33f disse :
    Na minha opinião o neocolialismo foi uma coisa muito importante no secúlo XIX,nesse tempo a Europa era vista como o centro do morro foi considerado terra sem dono.Acredito que os europeus só pensavam das terras africanas e não se importava com os povos da quelas terras .
    Mesmo mesmo com todo esse desenvolvimento o país da África continuou sendo um país muito pobre .

    ResponderExcluir